domingo, 1 de maio de 2011

Últimos treinos e novidades.

É fato que meu número de postagens aqui no blog diminuiu vertiginosamente este ano. Fazer o que, né? As prioridades (infelizmente) agora são outras. Mas, vamos ao que interessa: corrida.

Minhas metas este ano foram um pouco alteradas por conta do novo estilo de vida, passei a ter menos tempo para treinar e, por consequência, resolvi deixar alguns objetivos de lado. O alvo passou de meia maratona para "quero continuar correndo direitnho". Hehehe.

Nesse meio tempo, depois de ler muito na internet sobre o assunto, resolvi dar uma chance à corrida descalça. -"O quê??? Correr descalço??? Isso não é prejudicial para o joelho, pra coluna? E se você pisar em um prego, ou pior, numa agulha? E os pés não ficam feio? Que mania de fazer moda!". Bom, a estas perguntas só tenho uma resposta: pra mim está sendo ótimo. Minha canelite desapareceu quase por completa, não tenho sentido nenhum dor após os treinos (mais leves, ok?!) e estou tendo uma adaptação bastante prazerosa ao novo estilo. Não vim aqui "catequizar" novos seguidores da corrida sem tênis, não é o objetivo. Só estou relatando o que tem sido muito vantajoso pra mim.

Muitas pessoas dizem que os tênis só podem ser vantajosos, já tem 40 anos de desenvolvimento e blá-blá-blá... Queridos, seus pés têm pelo menos uns 2 milhões de anos de seleção natural, não é brinquedo não! O ser humano evoluiu correndo descalço e há, na história da humanidade, um baixíssimo registro de lesões por conta da corrida. Curiosamente, a razão entre o número de lesões e de corredores só tem crescido nos últimos 40/30 anos. Será que o ser humano jogou fora toda sua evolução, ou apenas está fazendo errado algo que faz por natureza? Acho que vale a pena pensar sobre isso.

Deixando a parte fisolófica de lado, vamos aos treinos. Tenho conseguido treinar umas 2 ou 3 vezes por semana de forma bastante constante, mesmo que sem seguir nenhuma planilha específica. Além disso, estou aproveitando a falta de tempo para fazer uma adaptação beeem lenta à nova técnica de corrida, que envolve correr com o primeiro terço do pé, o que acaba utilizando (e forçando) muito mais a panturrilha. A mesma já está bem mais fortalecida do que antes e já não tenho sentido ela muito tensa depois dos treinos.

Quando corri os 5.6km da Corrida das Pontes com os Five Fingers, passei uns 4 dias sentindo a panturrilha bem tensa. Hoje, já estou correndo 5km mais rápido e sem sentir nenhuma dor pós treino.

Acho que lentamente estou voltando à minha forma (fraca) do ano passado, corri, ontem, 5km em 28'39" de forma progressiva, um tempo péssimo para muitos, mas muito bom pra mim. Pretendo continuar treinando assim, de forma menos compromissada, e acredito que dentro de pouco tempo volte às competições de 10 km, quem sabe desta vez pra conseguir ficar abaixo de 1h.

Se alguém tiver interesse em ver meus últimos treinos, uma parte deles está na minha página do Garmim Connect.

Abraço a todos,
Mário