domingo, 19 de junho de 2011

Corrida da Maior Idade - Resenha

É chegada a hora de relatar mais uma corrida, depois de séculos sem posts realmente interessantes por aqui. Hehehe Como falei semana passada, decidi correr os 5km da Corrida da Maior Idade para testar o progresso que tenho feito nas últimas semanas com os treinas para os 10km da Maratona Internacional Maurício de Nassau. Só posso dizer uma coisa: as melhoras tem sido bastante sensíveis.

Nas últimas semanas, seguindo uma planilha da IronGuides (10 km intermediário) aumentei consideravelmente a frequência e a especificidade dos treinos. De 3 treinos semanais, sempre de uns 4 a 5 km, passei para 5 treinos semanais, longos, de velocidade, regenerativos, etc. O volume, além da intensidade, também aumentou consideravelmente.



Como os que seguem o blog sabem, comecei a correr descalço/com calçados minimalistas há algum tempo, como ficou a sola com o aumento de volume? Na verdade, tenho traído o movimento do Barefoot Running (conhecida nas terras tupiniquins como corrida descalça) e tenho corrido todo o tempo com os Vibram Five Fingers (modelo KSO). Não é a mesma coisa, o prazer não é o mesmo e a mecânica muda um pouco, verdade, mas é o que tem dado pra fazer, visto que tenho treinado basicamente na rua e as solas ainda não aguentam o volume de treino. Após a Nassau, voltarei a correr 100% descalço, com menos pretenções performistícas. hehe



Bom, parando de besteira e falando da corrida. Foi uma corrida bem organizada, no geral, ainda mais se levarmos em conta o enorme "custo" da inscrição: 2kg de alimentos não-perecíveis. Como toda corrida, teve prós e contras, que relato a seguir.

Prós:
- Trânsito organizado, com batedores da polícia;
- Boa hidratação, 2 pontos com água;
- Kit pós prova = Lanche;
- Percurso plano;

Contras:
- A largada atrasou um pouco;
- A corrida tinha, na verdade, pouco mais de 5km;
- Houve um pouco de tumulto na chegada, para pegar a medalha;

E agora, a resenha da MINHA prova. Hehehe. Fiz uma boa corrida, larguei bem forte, perto dos 5'00"/Km, tentando acompanhar o Artur, conhecido de Bruno, da assessoria Viver Bem. Resultado: ele foi se distanciando cada vez mais. Mas mantive o ritmo! Com a frequência boa parte do tempo acima dos 190bpm e um esforço bastante grande (como "deve dar" pra perceber nas fotos), segurei a barra e segui. Fechei os 5km (no GPS) em 25'10" e a corrida toda (da buzina de largada à chegada) em 25'57. PUTA TEMPO pra mim! hehehe. Arquivo do Garmin AQUI!



Considerando que meu melhor tempo nos 5km tinha sido 30'00", estou super feliz aqui, sinal que os treinos tem feito seu papel. Tem sido super difícil treinar, devido à falta de tempo. Mas entre treinos de madrugada e à noite, tenho conseguido melhorar consideravelmente.


Esta também foi a primeira prova que minha mãe me acompanhou, chamei ela pra ir tirar umas fotos! hehehe Valeu, Mãe!!! Pena que não encontrei muitos conhecidos hoje! Nos vemos nos 10km da Maurício.

Queria agradecer a todos também pelos 2000 visualizações do blog. Chegaram tão rápido que não percebi! Bom saber que este espaço ainda é acessado, apesar da baixa frequência de atualizações.

Um abraço para todos,
Boas Corridas,
Mário

11 comentários:

  1. Um dia eu chego a correr e posto no meu....

    ResponderExcluir
  2. Oi Mario, filho de Mario e neto de Mario! Prazer em "conhecê-lo"! Obrigada por seu simpático comentário no me blog. Volte sempre!
    Parabéns pela ousadia de correr descalço - não é simples. Vc se adaptou bem ao vibram? Sentiu diferença no seu rendimento/lesãoes despois que começou a correr assim descalço ou pouco calçado? Vc é um cara leve? Nossa quantas perguntas! um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Cláudia, tudo bem? Ótimo tê-la por aqui. =]
    Me adaptei surpreendentemente bem a corrida com calçados minimalistas/descalço. Correndo descalço ainda não consigo correr distâncias grandes, mas de VFF tenho conseguido aumentar consideravelmente as distâncias.

    Quanto às lesões e ao rendimentos, melhorei em ambos. Na verdade, nunca tive nenhuma lesão. Tinha uma canelite chata que melhorou com a corrida descalça, foi substituida por uma dor na panturrilha (falta de condicionamento) que hoje nem existe mais. O rendimento está melhor que nunca, acho que fruto dos treinos mais do que da corrida. Certamente a técnica é mais suave e me permite "gastar" menos energia.

    Quanto a ser leve, sou nada! Hehehe. Tenho até um sobrepeso pra minha altura, 1,70m com 73kg. Mas estou trabalhando nisso. =]

    Abraço,
    Mário

    ResponderExcluir
  4. parabéns, sobrinho! melhorou demais nos tempos,realmente.. outras e outras marcas virão e cairão rápidamente até vc chegar aí nos 4m/km.. daí pra baixo vai ser difífil retirar cada segundinho, mas o que importa -no duro- é que vc está cada vez melhor condicionado e pronto para novos desafios!! Parabéns mesmo !

    ResponderExcluir
  5. oi mário, vi q vc corre com o forerunner 305, eu acho... vc recomenda? estou pensando em comprar no ebay ou amazon... quero um q tenha GPS... o q vc me indica? desde já agradeço a atenção... cynnara farias

    ResponderExcluir
  6. Cynnara, tudo bem? Eu recomendo sim o Forerunner, acho um baita relógio. Inclusive, acho que é o melhor custo benefício. Os outros da Garmim são muito caros. Se fosse pra comprar outro comprar o 310, que é a prova d'água.

    O meu eu comprei pela Amazon da Inglaterra, pois estava por lá.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. valeuuuu mário pela super resposta :-) sub-5mins hahahah amei... conheci seu blog hj, fazendo pesquisas sobre o garmim... vou acompanhar, tb sou de recife, vou tentar fazer a meia da nassau, n sei se conseguirei, pois até hj só corri 15 km, mas bora tentar :-) vou ficar acompanhando teu blog e se comprar mesmo te informo :-) bjs

    ResponderExcluir
  8. Hehehe

    Disponha! =] Curto muito ajudar o pessoal.
    Se me encontrar lá na Nassau não se acanhe em falar!

    Beijo
    Mário

    ResponderExcluir
  9. mário, blz? te aperriando de novo... sobre o forerunner 305, a questão da bateria, manual fala 10 hrs... (ao contrário do 310, o 305 n tem como desligar após uso).. minha pergunta é, toda vez antes de treinar vc tem q carregar, pois numa noite descarrega? quer dizer, se eu corresse todo dia, todo dia teria q carregar? mais uma vez.. valeu!

    ResponderExcluir
  10. Cynnara, o 305 tem como desligar sim. Pode ver nas fotos que o botão esquerdo superior é o "power". Não tem problemas, é usar e desligar, dá pra correr várias vezes sem regarregar.

    O que eu faço é sempre que chego em casa ligo ele no pc, transfiro os dados pro Garmim Connect e só desligo quando está cheio de novo. Assim não corro o risco de ficar sem bateria. hehehe

    Disponha!

    ResponderExcluir