domingo, 27 de março de 2011

Corrida das Pontes 2011

Como disse ontem, me inscrevi na Corrida das Pontes. Meio que por impulso, verdade, pois os treinos (ou melhor, a falta deles) não iam nada bem devido ao tempo minguado. Como disse aqui no blog há algum tempo, o foco desse ano é a preparação para uma prova específica: a do vestibular no fim do ano.

Mas, lá fui eu! Saí de casa de carona com Sérgio e peguei um ônibus com a Assessoria Running rumo ao Recife Antigo. Chegamos lá com pouco tempo de antecedência, pois as ruas do centro já estavam fechadas para a corrida infantil.

Chegando lá, fui para o stand da Assessoria Viver Bem, peguei a camisa com a marca deles e dei uma aquecidinha. Nesse meio tempo já tinha ouvido milhares de perguntas (umas meio que irônicas, outras nem tanto) e piadinhas em relação aos meus calçado. Explico melhor, corri a prova de Vibram Five Fingers.



Os Vibram Five Fingers são uma espécie de luva para os pés, tem o objetivo de manter a mecânica da corrida proxima à forma da corrida descalça, mais vantajosa para as articulações e para o corpo em geral. Estou começando a correr descalço agora, porém achei melhor usar o VFF nessa prova, por ainda não estar acostumado completamente com a aspereza ou o calor do asfalto.

Voltando para a prova, foi dada a largada e demorou 1'46" para passar pelo pórtico de largada. Estava meio cheio mas consegui correr no meu ritmo (lento) e fui seguindo. O sol castigou bastante, estava muito quente meeesmo, mas consegui até que correr bem.

Senti um pouco a panturrilha (devido à adaptação a corrida descalça/Five Fingers) mas nada demais. Consegui correr bem, apesar do cansaço. A média dos batimentos cardiácos ficou em "apenas" 190bpm, isso correndo a 6'05"/km. Dá pra ver como estou bem condicionado.

Fiquei feliz por ter usado o VFF, pois tinha um trecho com bastante vidro.

Foi uma corrida com fortes emoções, teve até pedido de casamento! Bruno, do Viver Bem, pediu Rosa em casamente em plena linha de chegada e ela aceitou. =]

Terminei os 5.6km com 34'08" (média de 6'05"/km) , cansado, porém feliz.

Depois subo mais umas fotos.

Abraço a todos,
Mário

10 comentários:

  1. Parabéns, Neto..Cada corrida é uma vitória, no mínimo contra nós mesmos.. Siga em frente e faça de uma vida mais feliz e saudável a sua grande META !

    ResponderExcluir
  2. Oi Mario. Também estava lá. Fiz um tempo péssimo. Julio meu irmão disse q eu faço parte da equipe lentinhos. Passa lá no blog depois, pois ainda não relatei.Um cheiro1
    Mariana

    ResponderExcluir
  3. Mário,
    Parabéns! Veja a foto do seu amigo Bruno com a faixa pedindo a Rosa em casamento.
    Gostaria de combinar contigo um lugar para fazer umas fotos da Vibram Five Fingers com um lente macro. Na realidade estou preparando uma coleção de fotos com detalhes do universo das corridas.
    Trabalho na UFPE e moro nos Aflitos. Qual destino fica mais fácil para a gente se encontrar?
    Grande abraço!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  4. Oi Mário, parabéns po mais uma corrida e eu tb estava lá, pena não termos nos encontrado. Só vi o seu comentário hoje. Fica para a próxima... Que massa vc tá correndo com VFF, fico feliz por vc está se adaptando....vou fazer o meu relato ainda depois que eu pegar as fotos com Marina Cordeiro, minha máquina tava quebrada e fiz todas as fotos na dela.
    É isso amigo espero te conhecer pessoalmente em breve!
    Abraço
    Vanessa
    Corredora Pernambucana

    ResponderExcluir
  5. Rapaz, este sapato não faz mal para a coluna? Já que não tem amortecimento para os impactos?? Putz... Aposto que não faz bem. O que tens a dizer sobre isto?
    Também estava na corrida.

    http://piraodeparida.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Amigo Mário, desde que fiquei sabendo desta novidade, o Five Fingers, me interessei em usar para teste.
    No ano passado realizei alguns treinos descalço e até corri uma prova de 6K! Eu curti demais e seria ótimo não precisar mais dos tênis, mas como venho treinando distâncias maiores neste ano, descalço fica um pouco difícil, judia demais dos pés...

    Desculpe minha indiscrição, mas onde você adquiriu o produto? Ou, tem alguma indicação para me fazer?

    Um grande abraço!
    Kleber RG
    www.maratonacorreria.com

    ResponderExcluir
  7. Bia, tudo bem?

    Parabéns pela corrida. Eu bem que queria ter corrido os 10km, mas não tenho um pingo de tempo para treinar, aí fiquei nos 5.6km mesmo, foi uma escolha acertada.

    Quanto aos Vibram Five Fingers, na verdade se você correr com a mesma técnica usada com tênis (isso é, começando a pisada com o calcanhar e rolando o pé saindo com o dedão) sim, faz mal. O objetivo, porém, não é este.

    Há estudos que comprovam que quando a pessoa corre descalça a passada é bastante diferente, começa na "bola" dos pés, estando os joelhos um pouco flexionados. As passadas, também, ficam mais curtas e rápidas, aterrisando embaixo do corpo ou pouco a frente do mesmo, ao invéz de ser estendida até a frente do corpo freiando o movimento.

    O objetivo do Vibram é manter a mecânica da corrida descalça, protejento, porém, os pés. Dessa forma, tem-se os benefícios da corrida descalça, sem alguns, porém, como a sensação dos pés (o feedback).

    Se tiver mais interesse, podes acessar o site: http://pes-descalcos.org/run/ ou a comunidade do orkut "Correndo Descalço".

    Um abraço,
    Mário
    http://aspiranteacorredor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Mariana,
    Então somos dos mesmo time! hehehe Também, com o sol que estava, só os feras pra fazer um tempo bom. A gente chega lá! =] Beijo.

    Gilmar,
    Valeu! Já vi a foto de Bruno por lá, até comentei. =]

    Quanto as fotos, massa! Não sou lá fotogênico, mas acho que os pés devem fotografar bem! hehehe Quanto ao local, moro em Casa Forte. Estou, porém, com o tempo muito corrido, mas podemos marcar por estes dias na jaqueira, que achas?

    Me manda o teu e-mail que a gente conversa melhor. =]
    Abraço.

    Kleber, tranquilo?
    Eu também estou entrando nessa de correr descalço, vou usar os VFF só para asfalto desconhecido ou para correr na rua mesmo. Em asfalto liso, parques, etc, vai ser descalço mesmo. Senti falta do feedback da sola, correndo com os VFF.

    Eu comprei nos EUA, cara. Tive a oportunidade porque os pais de um amigo estavam por lá e se dispuseram a trazê-los pra mim. Mas aqui no Brasil está vendendo na Track&Field agora, mas bem mais caro.

    Aqui no brasil também tem o Okean Maré, mas pelo que eu li ele parou de ser produzido (ainda vende no Arco e Flecha) e pior acabado e mais quente que o Vibram.

    Abraço,
    Mário

    ResponderExcluir
  9. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    Mário parabéns por mais uma competição no seu currículo, muitas pessoas dizem que sou maluco por correr provas de 24 horas, mas malucos são vcs que correm com essa sapatilha..hehehe...
    Valeu bons treinos,
    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com
    °

    ResponderExcluir
  10. oi Mario.
    Passei para te convidar para fazer os 5 ou 10 km da Corrida dos comerciários. Bora? São apenas 60 a 70 minutos e você vai ganhar muita disposição nos estudos. Mariana

    ResponderExcluir