domingo, 31 de julho de 2011

2ª Maratona Internacional Maurício de Nassau

Como vinha alardeando por aqui e pelo facebook há dias, me preparei por cerca de dois meses e meio exclusivamente para os 10km da Maratona Maurício de Nassau. Os treinos foram duros e muitos, mais do que eu estava acostumado, e pude levar o meu limite um pouco mais longe do que antes. A primeira sensação pós corrida é, certamente, a de descaso, o porquê vocês podem ler logo mais.





Acordei por volta das 6:00h da manhã com uma super chuva, daquelas de cancelar provas mesmo, o que acabou sendo minha salvação. Me confundi, por algum motivo que me foge, e coloquei na minha cabeça que a largada dos 10km seria somente às 8:00h. Dei sorte e, por conta da chuva, a corrida atrasou cerca de meia hora, cheguei exatamente na hora da largada. Ok, pra mim isso foi sorte, mas para os atletas que estavam há um bom tempo na linha de largada, com o corpo recém aquecido já frio, isso é um ponto sério a ser resolvido nas próximas edições. Não sei os motivos do atraso, acredito que a culpada realmente foi a chuva.

Cheguei a tempo de pegar a largada da Elite e entrar na bagunça da largada, que foi bem lenta e tumultuada. Não havia painel marcando o tempo, o que teria sida útil para aqueles que estivessem mais atrás.

Já nos primeiros postos de hidratação podia-se perceber a desorganização da corrida. Sem pessoas para entregar a água, alguns dos postos estavam bem congestionados. A temperatura da água, ao menos, estava agradável. Notava-se também outra grave falha: a falta de placas marcando as distâncias, o que para mim não foi problema, visto que corro com o Garmim, mas para aqueles que não usam GPS fica bem mais difícil saber se o ritmo está adequado.

Ainda no campo das falhas da prova, outros erros básicos foram cometidos. O corredor tinha que passar um instante por cima de um canteiro, o que não é um grande problema mas atrapalha um pouco. A maior decepção, porém, veio no fim da prova. Ao cruzar a linha de chegada (que também não tinha painel com o tempo da prova, absurdo!), olhei o relógio e vi o tempo: 49'58". Logo pensei que isso, com certeza, estava errado, visto que vinha mantendo um pace sempre próximo dos 5'20" (o que me daria, nos 10km, um tempo final de 53'20"). Finalmente, quando olhei no GPS vi a distância marcada: 9.4km. O link do GPS não me deixa mentir.




PORRA, NASSAU!!! Desculpem o palavrão, mas isso é um puta descaso com o atleta, seja amador ou profissional. O cara acorda cedo, corre que nem um condenado para poder baixar seu tempo, completar uma nova distância ou ainda ganhar a prova, no caso dos profissionais, e quando termina vê que a distância estava MUITO errada. Pode parecer pouco, para os leigos, mas um erro de 6% numa prova dita internacional, que se gaba de ter a maior premiação do país, é algo completamente inaceitável. Isso que o percurso permitia um ajuste muito fácil, visto que para corrigir o erro bastaria afastar por 300m o retorno próximo à Praia do Pina.

Para completar "a festa", havia uma fila bastante lenta na hora de pegar a medalha, com apenas duas "baias" entregando as medalhas, o lanche (super xinfrin, por sinal) e um isotônico.

Fica a mensagem: Maurício de Nassau, respeitem os corredores. Não somos palhaços. Me desculpem, mas próximo ano acredito que vocês não vão ganhar meus cinquenta reais, preço, aliás, absurdo para a organização medíocre da prova, kit pré prova de baixíssima qualidade e completo descaso com o corredor.

Pelo menos, na parte que me cabia da corrida, fiz uma boa prova, correndo um pouco mais lento do que gostaria mas ainda dentro do previsto. Um vento contra fortíssimo atrapalhou em alguns pontos, dava pra sentí-lo nos empurrando pra trás. Pelo menos o sol não deu o ar da sua graça e pude correr com um temperatura agradável, o que acho que deve ter compensado o vendaval, que chegou até a derrubar parte dos cavaletes e cartazes que fechavam a "arena" da corrida.

Tive, ainda, a felicidade de conhecer uma companheira blogueira, a Vanessa do Corredora Pernambucana, que estava lá para completar sua primeira meia! Espero que tenha tido uma ótima prova! =D Acho ainda que vi, ao longe, Gilmar, do blog FotoCorrida e Lula Holanda, do Acorja.




Avaliação geral da prova:

Prós:
-Entrega rápida do kit;
-Alta premiação (para os que concorrem a ela. hehe);
-Medalha bonita, de metal;

Contras:
-Kit pré prova de baixa qualidade (pochete que rasgou na primeira colocada e camisa com tecido de "bloco de carnaval", além de ser minúscula);
-Percurso desorganizado (divisão das várias distâncias "no grito", vi mais de um corredor confuso com a direção a tomar);
-Postos de hidratação desorganizados, sem staffs para entregar os copos;
-Entrega das medalhas tumultuada;
-Lanche pós prova fraco;
-Distância largamente errada;



Bom, amigos, fica aqui um desabafo de uma pessoa que se sentiu, de verdade, passada pra trás pela organização da prova. Treinei que só a gota, acordando de madrugada e indo dormir tarde, às vezes nos horários mais ingratos, para chegar na corrida e ser essa bagunça. É necessário que se tenha mais seriedade na organização de um evento que se diz internacional e que tem tudo para se tornar referência.

Um abraço,
Mário

9 comentários:

  1. take it easy, mário my friend! and welcome to the real world of athletism in pernambuco and brasil, hehehe.. greetings by your effort and your time !
    and run for fun, ever !

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu esforço, Aspirante a corredor (Pelo comentário, acho que já és um corredor de verdade). Também achei esses erros, vamos dar um desconto, devido à chuva. Mesmo assim, acho que poderia ser bem melhor.
    Abraços - Anízio Lopes

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por mas uma prova concluída!
    Tenho que concordar com vc em tudo!!!
    DESORGANIZAÇÂO GERAL.....
    Ofuscou a expectativa que gerei para os meus primeiros 21km.
    Com certeza, essa, será uma prova que NÂO farei o ano que vem!
    Pena só ter te visto na LARGADA!
    Bora marcar para uma próxima!!!
    Bjãooo
    Vanessa Torres

    ResponderExcluir
  4. oi mário :-) eu concordo contigo, sei q muita coisa n tem como culpar a chuva, mas o atraso foi mesmo por causa dela... agora o percurso bastava colocar um pouco "mais pra lá o retorno"... achei a camisa o "Ó", credo! a do meu irmão era G, mas nem entrou nele haha, mas enfim, de qq forma estreei nos 21k (ou um pouco menos do q isso hahah) e pelo meu tempo fiz em 2h09mins, fiquei muiiiito feliz! meu garmin ainda n chegou, quando começar a usá-lo te falo :-) pena q a gente n se conheceu... quem sabe numa próxima bjssss

    ResponderExcluir
  5. Realmente Mario, concordo com você. Se as falhas do ano passado tivessem sido corrigidas, seria perfeito. Mas este ano, mais falhas existiram. Minha corrida foi muito ruim, mas não ponho a culpa na chuva ou na organização... É que passei 2 semanas sem treinar, desde o Rio. Não faço mais isso. A Organização do Rio foi perfeita. O que fez com que eu tivesse um parâmetro pra comparar. Mas não desanimei... Terminei e foi ótimo fazer os 21 em Recife, ou melhor, 20. Agora vou economizar pra fazer uma Meia Internacional. Abração! Mariana

    ResponderExcluir
  6. Mário,
    Parabéns pela conquista.
    Esqueça as falhas e comemore muito!
    Abração!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  7. Mário,

    que pena que não nos encontramos. Você fez um ótimo tempo, valeu!
    Corri os 5K (5.910, na verdade), e aguentei bem e sem dores no joelho.
    A prova não foi perfeita, mas temos que acreditar e esperar que ano que vem eles se organizem melhor e que tenhamos mais corredores pelas ruas do Recife. A imagem da multidão de corredores subindo o Viaduto das Cinco Pontes foi linda, deu até pra esquecer as falhas.
    Bjs
    Mõnica

    ResponderExcluir
  8. Mário,
    Concordo com você! Essa corrida foi muito desorganizada. No ano passado eu corri a maratona e foi a mesma coisa :( Faltou água e tudo diga aí que onda.
    Pretendo correr outra maratona mas essa nunca mais.
    Abração e boa sorte na corrida da Caixa!

    ResponderExcluir
  9. Você está de parabéns!!! Apesar das falhas da orgnização, que foram muitas, você se saiu muito bem!!! Um abraço.

    ResponderExcluir