sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Treinar descalço, nova filosofia.

Como venho relatando aqui no blog, nos últimos meses eu tenho estado bem ligado a metas de tempo, melhorar a velocidade, etc... Não vou dizer que não penso mais nisso, mas a fase agora é outra! O objetivo passa de tempo a diversão e saúde. Os motivos dessa mudança de comportamentos são vários, entre eles a falta de tempo e o desejo de começar a correr exclusivamente (ou quase, o mais próximo disso que seja agradável) descalço.

Isso mesmo, depois de trocar os tênis pelos vibram five fingers, agora os troco pelos meus pés. Na verdade, essa adaptação já não é de hoje, vinha correndo, antes dos vibram, descalço há algum tempo, só que parei durante a preparação para a Maurício de Nassau e estou voltando apenas agora. Mas, porque correr descalço?

Alguém já respondeu essa pergunta melhor (e com bem mais experiência) do que eu, o Leonardo Liporati, expoente da corrida descalça no Brasil, mas, para mim, os principais motivos são a sensação de liberdade, a chance diminuta de lesões e a boa técnica inerentes ao correr descalço.

A vibe agora é ir devagar e sempre, deixando a técnica se ajustar ao nem tão novo estilo (visto que os VFF se aproximam muito de correr descalço) e as solas se adaptarem. Digo logo que tenho feito treinos bem legais sem problemas de nenhuma espécie, sejam bolhas ou dores musculares. Quero mesmo é aumentar o volume lentamente, deixando o corpo dizer quando acelerar ou pisar no freio (coisa meio natureba mesmo. Hehehe). Essa semana já foram 16km barefoot, acho que devo totalizar algo entre 26 e 34km, dependendo da disponibilidade de tempo e da recuperação dos meus ainda frágeis pés.

Abraço a todos e boas corridas,
Mário