sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Treinar descalço, nova filosofia.

Como venho relatando aqui no blog, nos últimos meses eu tenho estado bem ligado a metas de tempo, melhorar a velocidade, etc... Não vou dizer que não penso mais nisso, mas a fase agora é outra! O objetivo passa de tempo a diversão e saúde. Os motivos dessa mudança de comportamentos são vários, entre eles a falta de tempo e o desejo de começar a correr exclusivamente (ou quase, o mais próximo disso que seja agradável) descalço.

Isso mesmo, depois de trocar os tênis pelos vibram five fingers, agora os troco pelos meus pés. Na verdade, essa adaptação já não é de hoje, vinha correndo, antes dos vibram, descalço há algum tempo, só que parei durante a preparação para a Maurício de Nassau e estou voltando apenas agora. Mas, porque correr descalço?

Alguém já respondeu essa pergunta melhor (e com bem mais experiência) do que eu, o Leonardo Liporati, expoente da corrida descalça no Brasil, mas, para mim, os principais motivos são a sensação de liberdade, a chance diminuta de lesões e a boa técnica inerentes ao correr descalço.

A vibe agora é ir devagar e sempre, deixando a técnica se ajustar ao nem tão novo estilo (visto que os VFF se aproximam muito de correr descalço) e as solas se adaptarem. Digo logo que tenho feito treinos bem legais sem problemas de nenhuma espécie, sejam bolhas ou dores musculares. Quero mesmo é aumentar o volume lentamente, deixando o corpo dizer quando acelerar ou pisar no freio (coisa meio natureba mesmo. Hehehe). Essa semana já foram 16km barefoot, acho que devo totalizar algo entre 26 e 34km, dependendo da disponibilidade de tempo e da recuperação dos meus ainda frágeis pés.

Abraço a todos e boas corridas,
Mário

12 comentários:

  1. mas já desistiu ? nem chegou a sentir o gostinho de sangue na boca e jpa vem com papinho de correr por diversão e correr descalço e bla bla bla ? fracote. não dou 6 meses pra vc estar com uma bela barriga. molenga. nunca foi corredor mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha. Ótimo comentário, típico de quem não sabe o que fala! =]

    Quanto você corre, amigo? Correr descalço ou por diversão não é sinal de correr pouco ou devagar... Aliás, correr muito ou rápido é mera questão de ponto de vista, o que é rápido pra você pode ser lento pra mim, e vice-versa.

    Por sinal, pra quem interessar, já estou fazendo perto dos 40km por semana, quase sempre descalço.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. oi mário... fazia tempo q n vinha por aqui :-) como assim (esse primeiro comentário)? hahah deixa p lá... eu tb sou adepta a correr grandes distâncias num pace amigo... n gosto dessas loucuras por baixar tempo... eu acho q p quem curte, blz! mas ficar feito um louco, tentando baixar tempo, p mim n funciona, tira o prazer do exercício/passeio :-) ainda se fosse profissão :-) bom, o importante é n parar, a forma/maneira é vc quem escolhe... ahhh passando tb p dizer q o garmin tá sendo massa! obrigada pelo incentivo e indicação, ok? bjs e boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Pois é! Cada uma que aparece! hahaha

    Eu estou aumentando gradativamente as distâncias, tenho uma meia pra correr em janeiro! =] Mas, que eu gosto de dar aquela acelerada, ah... Gosto! hehe Mas agora a parada é devagar e sempre.

    Que bom que está gostando do garmim, eu mesmo sou viciadono meu! =]

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. onde será a meia em janeiro? eu tô pensando em fazer a de natal em novembro, n se anima? bjs

    ResponderExcluir
  6. A meia que vou correr é a da Disney. =]

    Quanto à de natal, animaria muito, não fosse o vestibular com todas as provas acumuladas agora nessa época, o bicho está pegando! hehehe

    Vou treinar! =]
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. ai como vc é chiqueeee.... um dia chego lá... hahahah vai com quem? difícil fazer a inscrição? queria um dia fazer a maratona de NY, mas dizem q a inscrição é disputada :-)
    é isso, estudos p mim tb é prioridade, ano q vem vc na faculdade se organiza melhor :-) bjs e bons treinos...

    ResponderExcluir
  8. Pois é, foi pura coincidência estarmos indo justo na época da meia. Vou com meus pais mesmo. =]

    Quanto à inscrição, super tranquilo, não tem mistério nenhum. Quando fiz, inclusive, ainda tinha muuuitas vagas. Só é meio carinha, mas acho que vai valer a pena.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Putz, só agora vi seus paces aí ao lado... isso ai não é correr. Você está se iludindo.

    ResponderExcluir
  10. Muito tempo que eu não passava por aqui...
    Bem, isto mesmo, aprenda a correr com boa técnica que depois você poderá usar o melhor dos dois mundos (ié, descalço ou com minimalistas) quando o local do treino ou da prova exigir.
    Não se preocupe com o tempo e estes comentários sobre sua velocidade. Os resultados da corrida de LONGA distância são conseguidos a LONGO prazo. Você é apenas um iniciante. Não se iluda com um queniano de 19 anos fazendo maratona em 2h06m, além de abençoados, nascerem na altitude, correm desde os 7 anos indo e voltando para a escola (no mínimo)!

    ResponderExcluir
  11. Alo Mário.
    Também estou na iniciativa de revisão dos conceitos à respeito de corrida.
    Comecei meu treino de reeducação ontem na esteira e hoje tenho o pé com bolhas por ter corrido descalço. Fiz 5 km sem sofrimento e pretendo fazer amanhã mais um pouco para adiantar o treino. Como ainda não tenho o VFF vou lentamente descalço na esteira e quem sabe no asfalto.

    Abraço,

    Allan

    ResponderExcluir