segunda-feira, 23 de julho de 2012

Corrida Bote Fé na Vida


Essa corrida veio com um gostinho todo especial pra mim. Retomando os treinos depois de um bom tempo parado, vi nas minhas mãos uma oportunidade de voltar a correr lado a lado de bons amigos, todos iniciantes nessa praia de corridas e instigados pelo intuito desta competição, celebrar o início da contagem regressiva de um ano para a Jornada Mundial Pela Juventude, a ocorrer no Rio de Janeiro, em 2013. Ainda mais, tendo em vista os 15 km da Corrida de Fernando de Noronha no dia 04 de agosto, resolvi usá-la como teste para checar minhas reais condições de correr esses 15km na ilha.

Os treinos foram poucos e lentos, porém bastante prazerosos. Tendo engordado 9kg desde que parei de correr e fazendo pouquíssimas atividades físicas desde a Meia Maratona da Disney, a não ser nos últimos meses umas poucas corridas e um início na prática de natação, era de se esperar um retorno gradual. Corri algumas vezes 8km e outras 10, sempre muito devagar, para testar minha capacidade aeróbica, que, apesar de inferior à anterior, como era de se esperar, me surpreendeu positivamente por ainda conseguir correr o que considero razoável.

No dia da corrida as coisas não poderiam começar melhor, acordei sem pretensões de tempo, tomei meu café da manhã e partir para pegar em casa um amigo e minha namorada. O amigo, Paulo, assim como os demais amigos do Grupo Cristo Forte, da Paróqui\ de Casa Forte, estreou em sua primeira corrida. A namorada, por sua vez, foi lá fornecer o apoio necessário a um re-estreante nas corridas, eu! Hehehe.

Chegando próximo ao Forte das Cinco Pontas, em frente à Igreja de São José, onde seria dada a largada da corrida, já encontrei os amigos do Cristo Forte a postos, com uma ótima tenda de apoio com frutas, água gelada e sucos a nossa disposição, o grupo não poderia estar mais de parabéns!!! A animação estava a mil e dava gosto ver a empolgação de todos. Depois de muitas fotos e um rápido aquecimento, foi dada a largada.

Corri por uns 2 quilômetros ao lado do amigo Rominho e depois deixei-o para trás, seguindo num passo que considerava bom. Já estava na frente do resto do pessoal da paróquia, como era de se esperar, visto que a maioria nunca tinha sequer corrido, e, quando olhei para o relógio, me surpreendi. Se mantivesse aquele pace, fecharia os 10km em menos de 1 hora, coisa que eu não esperava, devido ao meu despreparo.

Segui firme, sempre encorajando os demais quando os via indo terminar seus primeiros 5km, quando eu começava a segunda volta de 5km. Tentando fingir que estava bem (doce ilusão) e pouco cansado (nem tão doce! hehe), tentei saudar a todos que passavam por mim, inclusive um senhor que carregava um estandarte de paz, bonita mensagem. Foi difícil, mas conseguir manter um pace razoável e fechei os 10 km (que no gps marcaram 9.800m) em 57'06", com um pace de 5'50"/km, inimaginável para mim nas condições atuais. Com certeza foi o Senhor que me deu forças para seguir, pois os últimos quilômetros foram bem difíceis.A vontade de caminhar já era bem grande, mas eu sabia, que se parasse, ia ser difícil retomar o pace rápido, para os meu padrões.

No mais, foi um prazer gigantesco correr ao lado de amigos tão importantes e por uma causa tão nobre, espero que todos se animem para continuar correndo após essa experiência. Recomeçar a correr também tem sido muito bom, espero que consiga mais tempo para treinar esse próximo semestre e que consiga conciliar a faculdade de medicina com a supervisão do Encontro de Adolescentes com Cristo e o trabalho no Encontro de Jovens com Cristo da minha paróquia (o que será uma tarefa semi impossível, mas vamos ver no que dá). Fica o agradecimento à Arquidiocese de Olinda e Recife por ter organizado esse belo evento, tanto no aspecto esportivo quanto espiritual.

Minhas sinceras desculpas aos que seguem (alguem ainda sgue???) o blog pelo abandono sem justificativa e prometo tentar treinar mais, correr mais e atualizar o blog mais no tempo que está por vir. Desejem-me sorte! hehehe

Um abraço e boas corridas,
Fiquem com Deus,
Mário

Um comentário:

  1. Epa! Olha eu aqui. Sou seguidora sim. rsrsrsrs. Que bom retorno como digo sempre a mim mesma. Sinto falta dos km e das palavras também. Eu e Mônica estivemos na Corrida da Caixa no mesmo dia e vimos a empolgação do aquecimento da Corrida de vocês. Grande abraço!
    Mariana

    ResponderExcluir