quinta-feira, 30 de junho de 2011

Sou um Sub-1h nos 10km!!!

Depois do treino de hoje não consegui me conter e tive que vir postar por aqui. Como já falei, trezentas mil vezes, aqui pelo blog, estou fazendo vestibular novamente e o tempo tem estado super corrido, mas mesmo assim venho conseguindo um bom tempo para treinar, seja de manhã cedinho ou à noite, tarde, na academia do prédio. Estou fazendo esse post para confirmar o que já acreditava, os treinos tem surtido um efeito muito legal.

Desde que voltei a treinar mais forte (do que nunca, na verdade), aproveitei também para encaixar uma dieta de restrição calórica, me preocupando sempre em melhorar não só em termos de quantidade, mas também de qualidade. Perdi cerca de 5kg até agora e acredito que isso também tenha grande influência nessa minha melhora de treinos.

Pois bem... Deixando de blá-blá-blá, venho contar a história do Sub-1h. Como a maioria dos leitores bem sabe, corredor é louco por ser sub-alguma coisa. Acredito que cada marca tenha valores diferentes para cada corredor, uns ficam felizes com uma maratona abaixo das 3 horas, outros com um 5 km abaixo dos 40 minutos. Hoje (além da Corrida da Maioridade, onde baixei o tempo dos 5km), foi meu dia de felicidade.

Estava eu treinando no Parque da Jaqueira, como de costume. Fazia um treino intervalado, seguindo a planilha, um 24x200m com 20" de descanso e 15' de aquecimento e desaquecimento. Desobedeci a planilha "um pouquinho"... Os "tiros" eram pra ser feitos em ritmo de prova (algo como 5'10"/km* pra mim), foram feitos a maioria beirando os 4'50". Já o aquecimento, normalmente faço em algo próximo dos 6'45"/km, como me sentia bem, puxei o ritmo pros 6'25"/km.

Ao fim do treino, antes do desaquecimento, olhei pro relógio e vi o tempo, cerca de 47 minutos. Ao olhar a distância, próxima dos 8,2km, vi nas minhas mão a possibilidade de fazer meu primeiro Sub-1h nos 10km. Mandei o desaquecimento pras cucúias, puxei o ritmo, e fechei os 10km precisamente em 57'34", feliz que nem pinto no lixo... Hehehe. O ritmo acabou ficando na casa dos 5'45"/km. Isso que os intervalos de descanso foram feitos caminhando bem lentamente...

Minha avaliação disso: sei que não é o ideal puxar dessa maneira no treino, mas me sentia bem e vi aí uma possibilidade de me motivar e abracei-a. Vejo, agora, ser ainda mais plausível um tempo sub-55min nos 10km da Maratona Internacional Maurício de Nassau, minha prova alvo. Ainda sonho com algo próximo dos 52 minutos, mas acho que este ainda vai esperar um pouco, uma coisa de cada vez! Eis o link do treino no Garmin Connect.

Pois bem... Desculpem-me pelo tamanho do texto. Entendam: é a empolgação da quebra de um recorde pessoal. hehehe

Abraços a todos,
Boas corridas e treinos,
Mário

8 comentários:

  1. é muito bom quando a gente tem um objetivo e atinge, mesmo que aos pouquinhos e quebrando um pouquinho das regras, né?? Parabéns! pelo blog, pelo empenho na corrida, nos estudos... sempre cheia de orgulho de você!

    ResponderExcluir
  2. Mário,
    Parabéns! Em breve você estará treinando para ser um sub 50min.
    Sábado, dia 02, estaremos na Serra das Russas para um longão de 32km. Algumas pessoas vão fazer distâncias menores. Na realidade cada um corre o quanto quiser, não existe esta história de planilha. Mas, se o atleta estiver com a "bateria carregada", dificilmente ele não correrá a distância sugerida para o longão.
    Você é meu convidado.
    Estarei por lá para correr apenas 15 minutos, depois vou fotografar os atletas.
    Grande abraço!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  3. Gilmar, pior é que me animei a me juntar a vocês neste sábado! Hehehe Adorei o convite. =]

    Vai começar que horas o treino? Tenho aula cedinho, então talvez não possa ir. De qualquer forma, vou ver se apareço num dos treinos da Acorja essa semana (Jaqueira de 5 e meia, né?) e me apresento!

    Por enquanto passo os 34 km (mas, confesso que me interessei seriamente pela meia de Tabira), quem sabe daqui há um tempo? =]

    Abraçõ,
    Mário

    ResponderExcluir
  4. Beleza Mário , esse é o verdadeiroobjetivo dos treinamentos melhorar mais e mais ...
    Parabéns pela dedicação e pelos resultados obtidos !!

    Abraços e bons treinos !!

    Romildo

    ResponderExcluir
  5. mande ver. mário.. e esqueça as planilhas quando estiver "azeitado das canelas".. treino também tem que ser descontraído e muitas vezes descontração é deixar de olhar pro relógio (a não ser pra destravar no início e travar o cronômetro no final).. quando vc menos espera, nem acredita..aquela corrida que parecia desconstraída virou um recorde.. é por aí.. run for fun!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, parabéns! A Mauricio de Nassau tá chegando, e aí? 10 ou 21??? Mariana

    ResponderExcluir
  7. Mariana, tudo bom? Vou correr os 10k mesmo. Estou afim de abaixar um pouco mais meu tempo. =] Deixo os 21k pro próximo ano.
    Abraço!

    Romildo e Tio Fred,
    Obrigado pelos comentários. =]

    ResponderExcluir
  8. E voce se diz aspirante, tá bom hem? Parabéns o gostoso da corrida é exatamente isto, a quebra de record pessoais, dá uma sensação maravilhosa. Já estou te seguindo, passe lá no meu cantinho também, ficarei muito contente.
    Abraços e bons treinos

    ResponderExcluir