quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Nova meta: 10km da Caixa

Depois de ter me decepcionado com a Maratona Maurício de Nassau, resolvi dar a volta por cima e aproveitar a preparação da prova e me aventurar em mais uma competição. Olhando no calendário, escolhi o Circuito de Corridas Caixa para tentar, dessa vez, correr uma prova de 10km de verdade.

Pensei em correr a Corrida Duque de Caxias, prova tradicional do calendário pernambucano, mas o fato de ela ter apenas 8km no lugar dos 10km me desanimou um pouco. Além do mais, teria apenas 3 semanas para treinar para ela, tempo que não considero adequado.

A Corrida da Caixa acontecerá dia 28/08, ou seja, terei exatamente 4 semanas para me preparar para ela. Fiz um planejamento básico, coisa simples, baseado em cima da planilha de 10km intermediária da Ironguides, que segui para me preparar para a Nassau e me ajudou muito mesmo.

Segue uma idéia de como devem ser meus treinos até lá:



Optei por reduzir o número de dias de corrida (3 contra 5 da planilha original), devido à condição crítica de escassez de tempo em que me encontro nesse segundo semestre. Além disso, coloquei a primeira semana um pouco mais leve que as demais e aliviei bastante na semana anterior à prova, para poder estar bastante descansado.

Hoje foi o primeiro treino, os tais 15 minutos de aquecimento com 8 tiros de 15 segundos em intensidade MÁXIMA (com letra maiúscula), trinta segundos de descanso entre os sprints e 15 minutos de desaquecimento. Ainda me percebi um pouco cansado desde domingo, mas consegui concluir o treino bem, dentro do previsto.

Caso role tempo, vou incluir uns trotes na esteira, entre 20 e 40 minutos, pra dar uma incrementada no volume, nos dias que não tem treino "oficial".

A meta agora é fazer a corrida abaixo dos 53 minutos, tempo em que, teoricamente, teria completado a Nassau caso fossem 10km de verdade.

Quero agora é saber: quem vai correr essa corrida? Quem vai pra Duque de Caxias? Espero respostas! hehehe

Abraços a todos,
Mário

3 comentários:

  1. A pessoa é meu orgulho mesmo!
    Boa prova e bons treinos até lá! Nos encontraremos nas pistas de treinamento, né?!?!

    ResponderExcluir
  2. Mário,
    Vou dar uma sugestão. Faça a corrida Duque de Caxias e o Circuito Caixa.
    Não ligue para tempo ou performance. Os resultados aparecerão com o tempo.
    Faça as provas sem se preocupar com tempo. Curta cada corrida.
    Lula já te convidou para correr, está lá no meu blog. Ele deixou o telefone e o cronograma para você acreditar que pode ir mais longe.
    Estamos indo para a Meia Maratona de Tabira, mas quando chegar quero que você venha correr com a ACORJA, viu?
    Grande abraço e bons treinos!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  3. Oi Mário... dentro do possível eu gostei da nassau... fiz os "21k" em 2h09mins, fiquei feliz:-) eu me inscrevi ontem na duque, sendo q só vi hj q ela começa num lugar (bv) e termina em outro (fortebrum)... como vcs vão fazer? deixarão o carro onde? eu até topava voltar correndo p bv, mas se tivesse um grupo, sozinha acho perigoso... o q vc, mário, ou qq outro cristão caridoso, me recomenda hahahah? aguardo respostas :-) bjssss

    ResponderExcluir