quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Recuperação Pós-Treino

Desde que comecei a treinar eventualmente sinto dores pós-treino, devido à própria intensidade dos treinos e ao fato de ainda estar me adaptando a treinar. Só para ficar claro, não estou falando aqui de lesões ou qualquer coisa que prejudique a saúde, apenas daquelas dores normais de cada treino. Por isso, tenho seguido algumas recomendações que tirei de sites de internet, do meu treinador, Bruno, e de médicos da área. Ficam aqui as dicas que tenho seguido e que tem funcionado, espero receber mais dicas nos comentários! hehehe

Dicas:

- Gelo: esta não é novidade, mas é fato que o gelo é um anti-inflamatório natural, que ajuda profundamente na recuperação das microlesões por esforço que sofremos normalmente ao treinar e correr. Segundo recomendações de médicos e profissionais de educação física, o melhor é colocar o gelo envolto num pano ao redor da área dolorida por cerca de 20 minutos, de 3 a 5 vezes por dia.

- Elevação: esta dica tirei de um site na internet. Deve-se elevar a parte dolorida acima do coração para agilizar a recuperação. Não conheço os fundamentos científicos por detrás disto, mas o que o site diz é que isso ajuda a evitar inchaços.

- Descanso ativo: segundo Bruno e outros amigos da área, a recomendação é descansar, porém sem ficar parado. O que me foi recomendado e que tem funcionado é caminhar na piscina durante 20 minutos de 1 a 2 vezes por dia. Isso deve ajudar no fluxo de sangue na área.

O que não me foi recomendado:

- Uso descabido de anti-inflamatórios: apesar de úteis na recuperação de lesões maiores, eles tendem a esconder a dor. Isso pode levar o atleta a treinar normalmente mesmo sem estar completamente recuperado, o que acarretaria num agravamento da lesão. Lembrem-se de consultar um médico antes de tomar qualquer medicamento.

- Forçar: mais uma dica nada nova. Mesmo que deseje treinar, evite caso sinta dores. Melhor passar uma semaninha de molho do que se lesionar de verdade e ter que passar 1 ou 2 meses na recuperação, ou pior.


É isso aí. Espero que tenha ajudado alguém! hehehe Sei que não tem nenhuma novidade aqui, mas a idéia é apenas a de criar um espaço para colocar o que tenho feito e receber um feedback dos outros corredores, de suas técnicas e procedimentos. =]

Abraços e boas corridas,
Mário - Aspirante a Corredor

5 comentários:

  1. Mário,
    Obrigado pelo comentário no meu blog.
    Pelo teu tempo na corrida das Bandeiras, vejo que estás no caminho certo. Daqui a pouco nos encontraremos nas maratonas pelo Brasil.
    Abraços pernambucanos
    Júlio Cordeiro

    ResponderExcluir
  2. Mário, ótimas dicas, vou seguir algumas.
    Ultimamente tenho sentido dores no joelho, fiz uns treinos meio forçados, rsrs... e acho que andei abusando dos antinflamatórios. O gelo ajuda mesmo, já comprovei isso.
    Parabéns pelo blog.
    Um abraço e bons treinos.
    Mõnica Cordeiro

    ResponderExcluir
  3. Olá Mário,
    Vamos por parte.
    Tratamento com gelo também conhecido como crioterapia. poderá se feito quando a dores aparecem na fase aguda (recente) e apenas utilizar apenas nas 48h. Neste caso ele funciona como um analgésico e antiinflamatório natural, ele vai ocasionar uma vaso constrição (diminuição do fluxo sanguíneo na área), evitando que a inflamação se espalhe. Cuidado para não aplicar o gelo diretamente sobre a pele e em regiões com bastantes vasos sanguíneos (por exemplo na região poplitea localizada atrás do joelho) prejudicando a irrigação do membros inferiores.
    Quanto a elevação das pernas não se faz necessário. Os membros inferiores necessitam de irrigação para nutrir os músculos lesionados. Pede-se para elevar os pés, pessoas quem tem problemas de circulação, pois com a ajuda da gravidade e movimentando os pés para frente e trás, a panturrilha atuará como um segundo coração acelerando o retorno do sangue.
    O descanso ativo é uma das principais etapas, também conhecido com treinamento regenerativo, pois o nome já diz tudo recuperar. Vai aumentar o fluxo sanguíneo na região juntamente com alongamentos acelerando sua volta aos treinos. Tenho obtido excelentes resultados tanto na água quanto na pista com cargas leves.
    Qualquer dúvida pode entrar em contato (grupovitality@gmail.com)
    Prof. Bruno Pataxó CREF 003831 G-/PE
    WWW.grupo-vitality.blospot.com
    Vamos treinarrrrrr!!!
    Abraço.
    Referências:
    http://www.marchaecorrida.pt/conteudo.aspx?id=10&idMenu=4
    http://www.webrun.com.br/home/conteudo/noticias/index/id/9522/secao/medicina

    ResponderExcluir
  4. Oi Mario. Que legal tua evolução. Estive uma semana viajando num cruzeiro. Fiz so esteira no navio, mas a sensação é de correr balançando muito!!!Rsss!!!! Preciso voltar a treinar. Acho que ganhei uns 3 kilos. Valeu. Vou te adicionar nos blogs que sigo. Mariana

    ResponderExcluir
  5. oi, mário!

    legal seu blog!
    e muito interessante seu post!

    antiinflamatório é um horror, só tomo se for obrigada por mais de um médico rssssss
    e forçar, ainda mais quando se sente dor, é suicídio nas corridas... é pedir para parar de correr!

    essa semana pós-desafio 24h, estou só no descanso ativo! tudo de bom... trotes bem leves, por no máximo 30min-40min, seguindo as recomendações do meu treinador!

    força nos treinos!

    bjs
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir