domingo, 28 de novembro de 2010

Treinos da Semana - 2

Comecei esta semana em alto estilo com a Eco Corrida das Bandeiras, onde baixei meu tempo em 8 minutos mas acabei me machucando um pouquinho. Esta semana foi de recuperação e muuuito gelo.

Treino da quarta-feira (24/11/2010):

Um treino regenerativo leve, sem preocupacões com o tempo, de 5km. Comecei a andar no quilômetro 3 e, ao voltar a trotar, senti um pouco o joelho. Vou continuar a colocar gelo por mais uns dias e andar na piscina. Também acredito que alongamentos diários ajudem na melhora.

Eis os tempos:

Km 1 - 6'38"
Km 2 - 6'28"
Km 3 - 6'36"
Km 3.5 - 4'56" (andando).

Total: 24'39"

Treino da sexta-feira (26/11/2010):

Treino intervalado, 1km leve alternado com 1km intermediário/forte. A partir do km 4 comecei a sentir um pouquinho o joelho, que ainda não está 100% e achei melhor dar uma diminuída e caminhar na última volta. No mais, estou satisfeito com o treino. Caso fosse uma prova de 5km teria fechado 28'26", tempo legal para mim, provável que em condições legais (sem joelho para encomodar. hehe) faria um tempo menor, algo entre 27' e 28'.

Eis os tempos:

Km 1 - 6'03"
Km 2 - 5'02"
Km 3 - 6'12"
Km 4 - 5'18"
Km 5 - 5'48"
Km 6 - 9'31" (caminhando)
Média - 6'19"
Total - 37'57"

Treino do Sábado (27/11/2010):

Folguei! Hehehe. Ainda não estava me sentindo seguro do joelho e achei melhor "pular" o sábado... Foi uma pena, pois prometia ser um treino de corrida na rua muito legal. Eis o mapa do percurso que Bruno, Fernando e Ana Paula realizaram.



Pretendo compensar isso na segunda ou na próxima semana, caso Bruno autorize... hehe. Pelo menos o joelho agora já parece estar uns 99%, vou dar mais hoje de descanso para ele, para ter certeza de que ele está legal. Tenho um medo que me pelo de me lesionar e ter que parar de correr, devido à recorrência de problemas de joelho na família.

Abraços e boas corridas,
Mário

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Recuperação Pós-Treino

Desde que comecei a treinar eventualmente sinto dores pós-treino, devido à própria intensidade dos treinos e ao fato de ainda estar me adaptando a treinar. Só para ficar claro, não estou falando aqui de lesões ou qualquer coisa que prejudique a saúde, apenas daquelas dores normais de cada treino. Por isso, tenho seguido algumas recomendações que tirei de sites de internet, do meu treinador, Bruno, e de médicos da área. Ficam aqui as dicas que tenho seguido e que tem funcionado, espero receber mais dicas nos comentários! hehehe

Dicas:

- Gelo: esta não é novidade, mas é fato que o gelo é um anti-inflamatório natural, que ajuda profundamente na recuperação das microlesões por esforço que sofremos normalmente ao treinar e correr. Segundo recomendações de médicos e profissionais de educação física, o melhor é colocar o gelo envolto num pano ao redor da área dolorida por cerca de 20 minutos, de 3 a 5 vezes por dia.

- Elevação: esta dica tirei de um site na internet. Deve-se elevar a parte dolorida acima do coração para agilizar a recuperação. Não conheço os fundamentos científicos por detrás disto, mas o que o site diz é que isso ajuda a evitar inchaços.

- Descanso ativo: segundo Bruno e outros amigos da área, a recomendação é descansar, porém sem ficar parado. O que me foi recomendado e que tem funcionado é caminhar na piscina durante 20 minutos de 1 a 2 vezes por dia. Isso deve ajudar no fluxo de sangue na área.

O que não me foi recomendado:

- Uso descabido de anti-inflamatórios: apesar de úteis na recuperação de lesões maiores, eles tendem a esconder a dor. Isso pode levar o atleta a treinar normalmente mesmo sem estar completamente recuperado, o que acarretaria num agravamento da lesão. Lembrem-se de consultar um médico antes de tomar qualquer medicamento.

- Forçar: mais uma dica nada nova. Mesmo que deseje treinar, evite caso sinta dores. Melhor passar uma semaninha de molho do que se lesionar de verdade e ter que passar 1 ou 2 meses na recuperação, ou pior.


É isso aí. Espero que tenha ajudado alguém! hehehe Sei que não tem nenhuma novidade aqui, mas a idéia é apenas a de criar um espaço para colocar o que tenho feito e receber um feedback dos outros corredores, de suas técnicas e procedimentos. =]

Abraços e boas corridas,
Mário - Aspirante a Corredor

domingo, 21 de novembro de 2010

5ª ECOrrida das Bandeiras

Como havia dito no post anterior, acabei de correr a 5ª ECOrrida das bandeiras, corrida Cross Country de 10km. Só tenho elogios à corrida e à organização.



Foi a corrida com melhor organização das quais (poucas) eu participei. Percurso demarcado quilômetro a quilômetro, água em abundância, guardas fazendo a segurança da pista e fechando o trânsito. Um show! Para colocar a cereja do bolo junte a isso uma boa medalha (de ferro fundido, bem bonita), um bom kit de prova (boné, camisa, gel, etc) e um ambiente muito legal, com música da banda do exército.



Desta fez corri acompanhado de Bruno, do Grupo Vitality, que me deu uma força danada, em especial nas subidas. Dando dicas de técnica de corrida e de estratégia de prova o tempo todo, possibilitou que eu baixasse meu tempo muito em relação aos 10 km da Maratona Maurício de Nassau.



Consegui baixar 8 minutos em relação à prova anterior, na qual fui bastante conservador. Desta vez o ritmo foi mais forte, mas consegui terminar bem a prova, com direito a sprint final e tudo! hehehe

O percurso, que mescla terra, asfalto, paralelepípedos e concreto, é bem difícil. Com algumas subidas puxadas e terreno bastante irregular, cobra mais das articulações que as demais provas. Acabei a prova sentindo uma dorzinha na lateral do joelho direito que se agravou quando subi uma escadinha. Gelo nele!

Bom, meus tempos dos quilômetros foram:

Km 1 - 6'21"
Km 2 - 6'10'"
Km 3 - 6'37"
Km 4 - 6'47"
Km 5 - 6'28"
Km 6 - 6'37"
Km 7 - 6'10"
Km 8 - 6'37"
Km 9 - 4'58" (misturei os tempos dos km 8 e 9, pois marquei um pouco depois da placa)
Km 10 - 3'13" (acredito que era bem menos que 1km entre a chegada e o marco do km 9)
Média - 6'00"
Total - 1h00'01"

Abraço,
Mário

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Treinos da semana - 1

Começando aqui a relatar os treinos de corrida com o Grupo Vitality, dessa primeira semana pós minha estreia nos 10km. Vou atualizar aqui semanalmente com os treinos que eu fizer, até para que eu possa ver mais tarde uma possível evolução.

-Treino da quarta-feira (17/11/2010):

Era para ser um treino de 6km em ritmo forte, mas dormi pouco e mau no dia anterior, o que, aliado ao esforço da minha estreia nos 10km, me deixou muito cansado. Acabei fazendo apenas cinco quilômetros, num ritmo mais relaxado. Engraçado que cada volta que dava sentia dores em lugares diferentes... hehehe. Acho que era tudo psicológico mesmo.

Eis os tempos:
Km 1 - 5'42"
Km 2 - 5'52"
Km 3 - 5'55"
Km 4 - 6'12"
Km 5 - 6'03"
Média - 5'57"
Total - 29'46"

-Treino da sexta-feira (18/11/2010):

Foi um treino de ritmo forte, onde fiz dois intervalos de 3km com pausa de 5' entre eles. Dessa vez nada de dores e uma noite um pouco melhor dormida contribuiram para um treino pesado, porém agradável e sem dor. Se eu corresse nas corridas de 5km como corro nos treinos já teria baixado meu tempo, mas também, o horário do treino ajuda devido à menor intensidade do sol.

Eis os tempo:
Km 1 - 5'28"
Km 2 - 5'07"
Km 3 - 5'11"
Descanço - 5"
Km 4 - 5'31"
Km 5 - 5'30"
Km 6 - 5'17"
Média: 5'21"
Total: 32'09"

Esta semana os treinos ficam por aqui porque teremos ainda, neste domingo, a 5ª ECOrrida das Bandeiras, corrida Cross-Country com inscrições no site Sou Corredor. Vai ser minha primeira prova cross-country e minha segunda nos 10km. Espero fechá-la em 1h15' no máximo, mas vou correr sem pretensão, mantendo um ritmo bem leve nos primeiros quilômetros e acelerando mais no final caso esteja bem.

Domingo ou segunda posto aqui a resenha da corrida!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

1ª Maratona Internacional Maurício de Nassau

Aconteceu este fim de semana a 1ª Maratona Internacional da Maurício de Nassau aqui no Recife. Primeira maratona do Recife, saiu do Marco Zero da cidade indo até o início da Praia de Boa Viagem e retornando ao mesmo ponto.

Tive o prazer de puder estrear na categoria dos 10km, completanto a prova em 1h08", tempo que considero bastante satisfatório para o meu preparo físico e inexperiencia. Comecei a prova bem devagar, fazendo os primeiros quilômetros numa média de 7"/km e aumentei um pouco nos dois últimos quilômetros. Consegui completar toda a prova sem andar mesmo nos viadutos, onde aproveitei para ultrapassar algumas pessoas que, já cansadas, andavam nas subidas.

Não me inscrevi na prova por já ter me inscrito na semana passada na Corrida Pela Proclamação da Saúde, mas alguns pontos merecem ser citados:

-Prós:

>Percurso bonito e bem demarcado;

>Medalha bonita e bem acabada em ferro.


-Contras:

>Desorganização: faltou água para os competidores e existiam pontos onde atletas desonestos poderiam fazer o retorno antes, longe do olhar da organização;

>Tumulto na chegada. não consegui nem ver quando Frank Caldera passou pela linha, dada a quantidade de repórteres que havia em volta dele;

>Camiseta de qualidade duvidosa, segundo comentários dos que pegaram o kit;

>Pouco tempo de antecipação à divulgação da corrida.


O Grupo Vitality deu show! Nos acompanharam de bike durante todo o percurso, oferecendo apoio e hidratação.

Bom, considero que foi uma bela corrida que deve se repetir próximo ano, mas que ainda tem muita coisa para melhorar. Fica aqui o recado para os organizadores. Pena que não tirei fotos!

Abraços e boas corridas,
Mário

Começando...

Bom, antes de tudo, bom dia ou tarde ou noite para quem quer que esteja lendo este post. Criei mais este blog para usar como diário do começo do meu treinamento "mais sério" de corrida.



Contando um pouco da minha história: sou recifense, tenho 19 anos (quase vinte) e, atualmente, estudo Engenharia Mecânica na UFPE. Até setembro do ano passado eu poderia ser considerado completamente sedentário, até que comecei a pedalar. Com o pedal, surgiu uma vontade maior de praticar esportes e comecei a caminhar e correr. Depois, vieram a academia e a minha primeira corrida de 5km, que realizei em cerca de 30 minutos dias antes de partir para a minha viagem do Caminho da Fé, experiência única na minha vida.



No mês passado, conversando com Bruno, na época professor da minha academia (Academia Salute), e veio a vontade de treinar de verdade. Tinha acabado de correr a Corrida do Fogo, minha segunda corrida, a qual terminei em 35 minutos.Comecei então a correr com o Grupo Vitality, ou seja, tomei gosto e agora a minha vontade é somente de melhorar! hehehe



Espero que curtam o blog! Fiquem à vontade para visitar também o "Invencionando: de tudo um pouco".

Mário