segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Inspiração Natalina




Numa destas festas de família ao conversar com meu Tio Avô Fred, tocamos no assunto da corrida. Eu como atleta iniciantíssimo, ele como atleta veterano que eu não sabia que era. Eu no alto dos meus 10km em 1h, ele com diversas maratonas, triathlons e pódios na carreira.

Falei que iria correr a Corrida dos Sinos no começo de dezembro e ele se animou: - Neto, eu fundei a Corrida dos Sinos, no ano de 1983, junto com o CORRE. Fiquei impressionado. Sabia que Tio Fred corria já há tempo, mas não sabia desse lado pioneiro dele no esporte e também não tinha conhecimento do grande atleta que outrora ele fora (do pioneirismo em outras áreas e do grande homem que é eu já sabia).




Depois que corri ele me perguntou o tempo, respondi que tinha concluído em 1h. Ele me parabenizou e disse que ia me dar o primeiro guizo da corrida, já com 27 anos de idade. Fiquei muito feliz com o presente, que me foi dado pela minha vó no dia 25 de dezembro desse ano, pleno dia de natal.

Tinha acabado de ser assaltado, colocaram uma arma na minha cabeça e da minha namorada, levaram carro, celulares e carteira, mas a felicidade de estar vivo, são e salvo, não deixou que eu ficasse triste. Pelo contrário, um simples guizo e uma inspiração que ele me deu conseguiram deixar meu natal, que tinha tudo para ser bastante ruim, bem melhor!

Obrigado, Tio Fred!!!

Um abração,
Neto

8 comentários:

  1. Grande Mário !.. dessa vez vc emocionou o velho..hehe... realmente guardo ótimas recordações da corrida dos sinos.. participei de várias e tive a honra de ser sócio-fundador do corre-clube dos corredores do recife (sou o sócio n. 3, com carteirinha e tudo).. ajudei aos valorosos colegas fundadores leudênio, milton, roosevelt, bortoletti e tantos outros.. a gente se reunia no posto 5 (salva-vidas) em boa viagem e alí tramava de tudo sobre o clube, sobre corridas, mas principalmente sobre o grande objetivo disso tudo: a nossa saúde física e mental, o bem-estar da comunidade de corredores, naquele tempo pioneira e diminuta.. os amigos e a saúde sim, esses ficam e com o decorrer do tempo é que a gente valoriza esse esporte democrático, popular, econômico, eficiente, maravilhoso, enfim, que é a corrida de rua...parabéns pela sua iniciativa de fazer esse blog que tenho certeza, será um sucesso.. até hoje, quase 28 anos depois que comecei a correr, sinto-me, aos 65, quase o mesmo "jovem" de 37 que começou aqui pela praça de casa forte e já correu um bocado, fazendo força para não perder um dia sequer de treinamento, seja de corrida (hoje bem mais lenta), caminhadas longas, natação, bicicleta (outra maravilha!).. oportunamente posso conversar com você para colaborar aqui, acolá, na medida em que meus muitos compromissos permitirem com um conselho, uma dica, uma história, ou a reprodução de um artigo, um trecho de livro útil ao seu treinamento e o dos colegas corredores que frequentarão, com certeza o seu blog... parabéns, mais uma vez, pelas suas vitórias, que já começaram a acontecer !.. tenha em mente que o que fica da carreira de um corredor tem um valor inestimável.. não são medalhas, não são podiuns, não são segundos a menos nos tempos de um percurso, não é -muito menos- o tamanho ou a importância destes.. o que fica mesmo, pra sempre, é a transformação completa por que passa um corredor de rua: a gente se torna bem melhor e mais preparado para outros desafios, pode acreditar.. um abraço forte do seu tio-avô e admirador: fred

    ResponderExcluir
  2. oi, mário!!!

    amei seu post!
    já vi que você e seu tio-avô têm muito o que conversar;)
    grande homem o fred! fiquei encantada com sua história, e com o comentário que ele fez ao seu post! tanto que tomei a liberdade pra copiar um trecho no meu blog, indicando a fonte, claro;)

    sinto muito pelo que aconteceu a você e sua namorada! deve ser terrível passar por algo assim!

    ainda bem que depois você conseguiu se divertir, ao lado de pessoas queridas!

    abraços!
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Mário,
    que lindo esse post... e inspirador.
    Adorei!!

    Que chato essa do assalto. Sei bem o susto que é, pois passamos isso aqui em casa quando aconteceu com Mariana.
    Bom que você e sua namorada estão bem.

    Bola pra frente garoto!!

    Um abraço.
    Mônica Cordeiro

    ResponderExcluir
  4. Bora Mário,

    graça a Deus que vocês estão bem.

    Caraca que relíquia você possue acho que juntando todas minhas medalhas não dá esse guizo :P. Leve seu Tio Avô Fred para os treinos algum dia. Gostaria muito de conhecê-lo e escutar suas histórias.

    Abraço e excelente post, muito emocionante e inspirador.

    Professor Bruno Pataxó

    http://viverbemseuestilodevida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Precisa depois colocar a foto do Tio Avô Fred.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. alô bruno !
    meu nome é fred monteiro (apesar de tb ter corrido e ter sido o primeiro veterano num mini triathlon promovido pelo exército, em 1988, em olinda.. 750 natação, 17 km de bike e 7,5 km de corrida) tenho um quase homônimo (o fredeirco monteiro, de santos, que tb é conhecido como fred monteiro) super-campeão de triathlon " de verdade", hehehe.. sou mais ou menos antigo nas corridas de rua, embora tenha me afastado das competições desde 1995..ajudei na fundação do nosso glorioso corre-clube dos corredores do recife, do que tenho muito orgulho..aliás, a sorrida dos sinos foi também a porta de entrada do corre na organização de corridas de rua no recife.. esse guizo, que tá dando o que falar, e que presenteei, com muito prazer ao mário neto, meu sobrinho, foi também minha primeira "medalha", minha primeira prova de participação numa corrida de rua.. oportunamente mando umas fotos, novas e velhas pro mário neto publicar no blog dele.. vou te seguindo por aqui.. grande abraço e boas corridas !

    ResponderExcluir
  7. opa mário..foi mal.. publiquei no teu blog ao invez do viver bem.. sorry !

    ResponderExcluir
  8. Nossa Mario. Que história bonita. Parabéns pelo post. Quanto ao assalto, agradeça a Deus por ter acabado tudo bem, pois danos materiais não são nada perto do nosso bem estar. Exatamente há 6 anos atrás, faltando uma semana para o Natal aconteceu comigo. Mesmo saindo ferida, pedi e agradeci a Deus por minha recuperação. Deu tudo certo, passei o Natal em casa. É isso aí. Um feliz 2011. Mariana

    ResponderExcluir